Pilotar uma moto é como andar ao ar livre. As sensações da natureza ficam muito mais aguçadas, o vento te molda e você pode, realmente, sentir a estrada. A moto é sinônimo de liberdade de pilotagem, mas que não pode ser confundida com “eu posso tudo”, nem na hora de acelerar e muito menos na hora de modificar e cuidar da sua companheira. Separamos algumas ações relacionadas aos pneus da sua motocicleta que você não deve fazer.

Posso passar “pretinho” no pneu?

O popularmente conhecido como pretinho, é um material líquido/viscoso que dá um brilho ao pneu. Largamente usado nos carros na lateral do pneu, em uma moto esse produto deve ser evitado a qualquer custo. Por se tratar de um elemento que não faz parte do pneu, ter esse material no mesmo afeta diretamente a aderência, colocando em risco o motociclista. Mesmo que se aplique somente na lateral, que é bem pequena em comparação ao de um carro, algum resíduo pode ir para a banda de rodagem quando durante o movimento, graças à força centrífuga, e, com isso, gerar sérios problemas para o condutor, pois poderá enfrentar problemas justamente quando está mais suscetível a quedas, como em uma curva, com a moto inclinada. Evite de todas as formas passar esse produto.

Além disso, o pretinho muitas vezes é composto por substâncias químicas que aceleram o processo de envelhecimento do pneu, provocando um ressecamento da borracha que, em casos extremos, pode evoluir para rachaduras que inviabilizam o seu uso.

Posso utilizar flutuador de piscina como substituto da câmara de ar?

Não podemos utilizar este recurso, já que ele não foi feito para uso nos pneus. O pneu de moto para uso urbano é desenvolvido para ser utilizado de duas formas: com ou sem câmara de ar. Somente o ar é um elemento de sustentação, sem a presença de materiais estranhos no seu interior, como mostram os vídeos dos flutuadores de piscina.

O flutuador não foi desenvolvido para esse fim e por isso é incapaz de suportar a estrutura do pneu à longo prazo e não tem a capacidade térmica necessária para lidar com as situações de aquecimento envolvidas quando o pneu está em uso.

Posso utilizar o pneu traseiro no dianteiro?

Outra mudança estética que alguns tentam promover em sua motocicleta é o incremento do pneu traseiro na dianteira, para tentar deixar um ar mais agressivo na moto. Essa mudança é extremamente perigosa, pois o pneu traseiro tem propósitos diferentes do dianteiro, como capacidade de escoar água e desenho que favorece o eixo de tração (que é o traseiro, nas motos). Fazer essa modificação é muito perigosa, pois toda a engenharia faz cálculos precisos para que o pneu dianteiro e o traseiro, mesmo diferentes, trabalhem em conjunto para maior segurança, conforto e desempenho.

Posso modificar o tamanho do pneu?

Não é recomendado. Alteração no tamanho do pneu, seja em polegadas ou em largura pode comprometer, novamente, a segurança, mudando a ciclística da moto. Mesmo que o pneu caiba no garfo/quadro da moto, essa mudança deve manter as dimensões originais feitas pela fabricante.

Não posso alterar, de maneira nenhuma, a calibragem do pneu da moto?

Essa é quase 100% verdadeira, mas tem alguns casos bem específicos, como quando a moto tenha que ficar parada por muito tempo, que essa máxima cai por terra. Se for deixar a moto muito tempo parada, sem utilização, recomendamos que infle seus pneus com um pouco mais de ar, gerando uma pressão interna maior, em um valor próximo a 20%. Isso minimiza um pouco dos efeitos em deixar sua moto parada por muito tempo, que pode ser a diminuição drástica da pressão e até possíveis deformações no pneu. É de extrema importância que você deixe sua moto no apoio central e que calibre imediatamente a pressão da sua moto aos padrões indicados no manual do veículo assim que voltar a andar.

Outro ponto onde você pode mudar um pouco a pressão indicada é quando irá encarar terrenos off-road, principalmente arenosos. Neles, pode-se diminuir um pouco a pressão indicada para ganhar um pouco mais de aderência. Mas assim como no exemplo acima, lembre-se de retornar à pressão normal assim que possível.

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